
Quando no final do ano 2019 assistíamos a noticiários a respeito de um doença que estava levando a óbito pessoas na China, não imaginávamos que essa doença ai marcar tragicamente o ano de 2020 para o mundo inteiro!
Até março aqui no Brasil levávamos uma vida relativamente normal. Estávamos no auge das queimadas na Amazônia! Lá fora viamos também a Austrália arder em fogo.
Ainda não tínhamos nenhum doente de COVID-19 adoecer no país!
O Carnaval acontecia no Brasil inteiro! Escolas de Samba, Blocos Carnavalescos, praia cheia, aeroportos movimentados!
Viéram para o Brasil os primeiros casos, principalmente de pessoas que voltavam de viagens do exterior!
Não aguentamos a pressão! 20 de março sai o Decreto de Estado de Emergência!
Quarentena, distanciamento sociais, funcionamento somente de atividades essenciais!
Em vários estados começam a construção do hospitais de campanha!
A Rede Pública e Rede Particular de Saúde se mobiliza para aquilo que víamos como uma trajédia!
Na televisão os matemáticos, infectologistas, ministério da saúde, autoridades, tentavam explicar o que estava acontecendo.
O mundo para! OMS declara estado de Pandemia no Mundo!
Nunca os profissionais da saúde estiveram tão pressionados como de março para cá!
Os processos seletivos para a área nunca foram tão frequentes e expressivos como nesse momento de pandemia da COVID-19.
Em Hospitais de campanha, hospitais públicos e particulares, equipes profissionais eram formadas e colocadas em alerta para receberem milhares de pessoas com sintomas da doença, e também estado crítico!
A doença inicialmente estava vitimando mais os idosos, pessoas com comorbidades preexistentes e profissionais da saúde!
O número de infectados, internados, entubados na UTI e também aqueles que vinham a óbito aumentavam a cada dia!
Milhares foram curados, salvos, graças ao empenho e dedicação desses maravilhosos profissionais!
A situação chegou num determinado momento, o pico da contaminação, a ficar crítico, desesperador!
As UTIs estavam cada vez mais lotadas, os profissionais de saúde cada vez mais cansados, esgotados e levados ao limite!
Várias cidades decretaram lockdown, feriados foram antecipados, multas estavam sendo aplicadas a quem furasse o distanciamento social! As máscaras se tornaram símbolo de uma sociedade que precisava e precisa se proteger contra a contaminação do vírus.
Em várias partes do mundo estavam sendo desenvolvidas vacinas para a COVID-19! Muitas já começaram os testes que estavam sendo considerados bem animadores.
Junto a tudo que estava correndo o aumento da testagem ocorreu. A testagem começava a ser realizada no pais todo. Testes em Drive thru, testes em clínicas, hospitais e em postos com essa finalidade por todo país.
Os números continuavam crescendo! Contaminados, ocupação de UTI, mortes!
Mas nada abalava médicos, enfermeiros, técnicos e tecnologos de radiologia, fisioterapeutas, profissionais de apoio da saúde!
Heróis, exemplos de empenho e dedicação, eles estavam lá, no front, enfrentando o maior desafio da carreira, da saúde! Do mundo, desde a pandemia ocorrida no início do século passado!
Profissionais que colocaram acima de tudo seu juramento de salvar vidas, devolver a esperança! Cumprir com garra, determinação e amor seus ideais que os trouxeram para atuar na área da saúde.
Agora, passados cerca de seis meses dessa verdadeira batalha, sentimos que estamos vencendo a luta pela vida, superando a fase mais crítica.
Acreditamos que o novo normal deverá ser de maior valorização aos cuidados com a saúde, da formação continuada dos profissionais da saúde, e também de maiores investimentos em infraestrutura de hospitais, clínicas, postos de saúde!
Estaremos sempre vigilantes e apoiando as iniciativas de formação profissional da área da saúde, em especial das Ciências Radiológicas, vocação da Academia de Radiologia.
Deixamos aqui nosso muito obrigado a todos profissionais da saúde, nossos verdadeiros heróis, que merecem todo nosso carinho, respeito e admiração!
Vai passar!
Academia de Radiologia
A Direção
0 responses on "OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E A PANDEMIA"