MAPA DE SUCESSO DO TÉCNICO E TECNÓLOGO DE RADIOLOGIA

Como desenvolver as competências necessárias ao mercado de trabalho

A carreira profissional é feita da superação de desafios e obstáculos e você que atua com radiologia sabe disso!

Desde a escolha da profissão, até a formação profissional, muitos fatos e situações ocorrem com o indivíduo.

Conquistar espaço no mercado de trabalho depende de muitas variáveis às quais o profissional precisa ficar atento.

O sucesso profissional depende de fatores, que alternam em importância de acordo com o tempo, com as necessidades do mercado de trabalho.

A área da saúde pode ser citada como exemplo em razão do momento atual, pós-pandemia e com o avanço tecnológico!

Penso que essas variáveis se relacionam entre si em qualquer área.

Numa simples análise do sistema de saúde da cidade de São Paulo, um paciente que busca atendimento relacionado ao Coração, poderá buscar uma Instituição no padrão HCor para ser atendido, examinado, diagnosticado.

Caso necessite de exames complementares de imagem, utilizará os recursos oferecidos por essa instituição.

É desejado que os equipamentos de diagnóstico sejam de primeira linha, face ao padrão de exigência do paciente que busca esse tipo de instituição.

Para que esses equipamentos de primeira linha sejam operados, na instituição renomada e de padrão internacional, é desejado que o profissional seja capacitado, competente e alinhado aos objetivos e valores institucionais.

Para que tudo isso ocorra dentro do esperado, torna-se fundamental uma gestão voltada para o ser humano, preocupada com o bem-estar do profissional e a manutenção de um ambiente organizacional saudável, onde os sentimentos positivos como o otimismo, a esperança e motivação estejam presentes.

Quando você imagina uma instituição de saúde, não pensa que esses fatores têm relação, tem importância para o paciente, vez que muitos pensam que é só chegar no hospital, fazer a ficha/prontuário, dirigir-se ao consultório médico ou à sala de exames, e aguardar chegar o resultado.

Existe todo um universo de procedimentos, capacitação, treinamento, reuniões para estruturar os recursos disponíveis aos usuários do sistema de saúde.

E vou te falar, o profissional de saúde que imagina que para exercer a profissão precisa somente concluir o curso de formação , participar de estágios, pedir material técnico nos grupos existentes nas Redes Sociais, possuir o registro profissional no órgão de classe da radiologia, correrá o risco de ficar de fora das grandes oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.

A atualidade se mostra desafiadora, estamos superando uma pandemia, estamos na Revolução provocada pelo Conhecimento.

Hoje se fala na Inteligência Artificial, no ChatGPT,! Se fala de Aprendizado das Máquinas! Tecnologias cada vez mais avançada! Ou seja, se não tiver um diferencial, o profissional ficará fora do mercado.

O profissional que não tiver se conscientizado da necessidade do aperfeiçoamento contínuo, provavelmente deixará de ter acesso à evolução que a ciência, através da pesquisa e desenvolvimento, trouxe para a área da saúde.

São inovações que melhoram o tratamento das doenças, medicamentos que aliviam desconforto e dores, retardam o desenvolvimento de doenças, exames que melhoram a capacidade de diagnóstico do médico.

Equipamentos que oferecem funcionalidades, economia, trazem informações cada vez mais aprofundadas sobre a doença, o estado de saúde do paciente, a indicação de tratamentos e medicamentos.

Tanta evolução não seria possível sem a modernização da gestão hospitalar, capacitação de seu quadro administrativo, profissionalização de todas as áreas, e pensando mais profundamente na adoção de modernas técnicas de recursos humanos, que atraem, capacitam e desenvolvem os melhores profissionais.

A gestão percebeu que também cuidar de níveis motivacionais, níveis de saúde mental, níveis de engajamento permite que a qualidade de atendimento do paciente fica em níveis elevados e mantém o paciente e seus familiares mais satisfeitos.

Também é preciso estar atento à necessidade de aprendizado contínuo, o chamado LifeLongLearning,

Conheça mais do que a média dos Profissionais, enquanto a maioria aprende a apertar o botão certo, vá além de apertar o botão. Busque saber a consequência de apertar o botão errado.

Enquanto a maioria aprende a fazer o exame, procure aprender o que leva o médico a indicar esse exame. Saber o que acontece com o paciente se o resultado for positivo, saber o que acontece se o resultado foi negativo. Interessar-se sobre qual o tratamento mais indicado, qual o prognóstico, que tipo de medicação traz um melhor resultado a determinada doença/patologia.

Compreender como tornar o seu atendimento mais humanizado, e dessa forma utilizar para acalmar o paciente, apoiar os familiares ansiosos e angustiados, como comunicar um atraso no exame, ou seja, colocar-se no lugar do outro – usar de empatia.

Entender como trabalhar em equipe e lidar com colegas que possuem pouca experiência e se sentem inseguros, ou colegas muito experientes, mas que estão desgastados na profissão e com isso estão desmotivados e amargurados.

Você vê que um profissional desejado pelo mercado não envolve só ter curso superior, ter experiência ou saber apertar o botão corretamente?

É muito mais do que isso!

Vou te falar pela minha experiência no mercado de trabalho. Você sabe que eu passei 4 anos na faculdade na década de 80 e se eu não me dedicasse a aprender cada vez mais desde aquela época até os dias atuais, provavelmente nesse momento, com 56 anos de idade, eu estaria à margem do mercado e com meu diploma decorando a parece da sala da minha casa.

E pior do que isso, se só seguisse o que cada professor da graduação me ensinava durante as aulas, não teria a empregabilidade que tenho atualmente, não teria me tornado professor, não teria concluído duas graduações, uma pós-graduação, além de vários cursos livres.

Pense nisso antes de reclamar que não existe vaga na sua área, de que sua empresa não te promove, de que seu chefe fica no seu pé, ou que a ouvidoria do hospital que você trabalha te procurou para pedir esclarecimentos sobre a qualidade de um atendimento realizado no seu setor durante a realização de um exame.

Fez sentido para você esse tema?

Trouxe um ganho para a rotina do dia a dia?

Acompanhe o trabalho da Academia!

Quer saber mais sobre Competências Comportamentais, as Soft Skills, assista o vídeo elaborado por ArnaldoSantos!

Link do vídeo :https://youtu.be/ubi6-sk2fto

Curta, comente, compartilhe!

Grande abraço

Equipe Academia de Radiologia

0 responses on "MAPA DE SUCESSO DO TÉCNICO E TECNÓLOGO DE RADIOLOGIA"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas