Segurança em Ressonância Magnética

Você sabe quais são os riscos envolvidos durante um exame de Ressonância  Magnética?

Segurança em Ressonância Magnética (RM) envolve o conhecimento dos efeitos do campo magnético nos meios materiais assim como a interação da radiofrequência com a matéria. Uma das maiores preocupações em relação a segurança em RM é garantir o inicio e término seguro do procedimento.

Não podemos esquecer que a segurança em Ressonância Magnética  (RM)  também envolve o treinamento de outros profissionais como recepcionistas, enfermagem, higiene hospitalar, engenheiros clínicos,  pessoal da manutenção e brigada de incêndio.  Esses profissionais muitas vezes transitam pelo setor de Ressonância  Magnética (RM) e devem estar cientes dos cuidados que devem ter quando estão nesse tipo de ambiente.

O treinamento é a forma mais eficiente e barata para garantir a segurança em um serviço de RM.

Os aspectos de segurança estão mais relacionados aos pacientes do que aos trabalhadores, pois a radiação existente na RM é classificada como não ionizante que são ondas de rádio na faixa de mega-hertz.

Os símbolos de advertência com seus dizeres são obrigatórios para avisar as pessoas sobre os riscos relacionados ao campo magnético intenso.

O acidente mais comum  ocorre por lesões de projéteis , com objetos ferromagnéticos sendo atraído em direção ao equipamento com alta velocidade devido a atração do campo magnético intenso.  Acidentes podem ocorrer quando objetos trazidos de outros setores pela equipe de enfermagem como, por exemplo,  cadeiras de rodas, maca, cilindro de oxigênio equipamentos de monitoração dos pacientes vindos da UTI, etc,.

Quando algum tipo de acidente ou incidente ocorre compromete o funcionamento do equipamento, como por exemplo uma enceradeira presa ao magneto, é necessário desligar o campo para que a mesma seja retirada, isto gera um prejuízo financeiro pois o hélio  que se perdeu para que o campo fosse desligada precisa ser reabastecido.  Posteriormente deve ser feito uma avaliação e verificar se  outros dispositivos foram danificados como as bobinas de gradiente. Outro grande prejuízo é deixar de atender aos pacientes que aumentará o tempo de espera na agenda e com isso  o serviço deixará de faturar com os exames.

Isto demonstra que com o número crescente de equipamentos instalados no mundo trouxe um novo problema que é a falta de segurança  e conhecimento nos setores que possuem esse tipo de equipamento.

Então vale a pena se atualizar e treinar toda a equipe que esta direta ou indiretamente relacionada ao setor de RM.

Para  atender essa necessidade a Academia de Radiologia possui um curso totalmente online e gratuito, basta se  inscrever e começar hoje mesmo se atualizar.

Referências:

Lufkin R. Manual de Ressonância Magnética, 2 edição. Guanabara Koogan

Westbrook. C., et al. Ressonância Magnética: Aplicações Práticas, 4ª edição, Guanabara Koogan

29/01/2017

6 responses on "Segurança em Ressonância Magnética"

  1. luciene do nascimento barrreto30/04/2019 at 13:28Responder

    me interessei pelo curso gratuito on line

    • Boa noite Luciene!
      Tudo bem?
      Nosso curso está com as videoaulas terminando de ser gravadas!
      Liberaremos em breve as inscrições e o valor da matrícula!
      Você pode deixar seu e-mail e assim que o curso for liberado te informamos!
      Posso te liberar o whattsap para maiores informações e contato mais rápido!
      Um abraço
      Professor Arnaldo
      Academia de Radiologia

  2. Gostaria de saber mais sobre RM

    • Olá Evanilda, tudo bem?
      Gostaríamos de saber de você qual o seu interesse? Já trabalha na área? Conhece o básico?
      O blog da Radiologia, o Canal da Academia de Radiologia e nossa equipe podem te ajudar!
      Assista os vídeos da área, depois conta para nós o que achou?
      E querendo maiores informações, ficamos a disposição!

      Equipe Academia de Radiologia

  3. BOA NOITE SOU ENFERMEIRA DA RADIOLOGIA E GOSTARIA DE ATUALIZAR COM OS CUIDADOS COM ESTE EXAME E REPLICAR PARA MINHA EQUIPE

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas