O que de fato é necessário na produção de Raios X?
A produção ou geração de raios X pode ser vista por diferentes ângulos. Neste vídeo quero te mostrar como podemos ampliar nossos horizontes a partir de um mesmo assunto. A produção ou geração de raios X pode ser vista a partir da interação dos elétrons no alvo, esse processo ocorre no interior da ampola de Raios X, especificamente no alvo de tungstênio. Mas também pode ser vista do ponto de vista do equipamento, partindo das seguintes questões: Posso produzir raios X de qualquer lugar?
Quais as condições que preciso para produzir os Raios X? Não podemos produzir raios X de qualquer lugar, precisamos ter algumas condições e começar a partir de um Tubo de Raios X. Por isso precisamos falar de 3 grandes componentes do equipamento de Raios X: incluindo o próprio Tubo , é claro. Gerador de alta voltagem e o console de operação.
O tubo de Raios X é onde a produção acontece, mas para que ele funcione precisamos ter as condições ideais como uma alta tensão para acelerar os elétrons em direção ao alvo. Em seguida entra o gerador de alta voltagem, que tem a função de converter a tensão elétrica em um valor adequado para que essa produção de Raios X aconteça, ou seja, na faixa da quilovoltagem.
A rede elétrica de distribuição não fornece a tensão necessária para produzir os raios X, que ocorre na faixa de mil volts, então o gerador de alta tensão, que tem no seu interior um transformador, vai fazer essa função (converter a baixa tensão em alta tensão).
No gerador também temos um sistema de retificação que irá transformar a corrente alternada em corrente contínua que é a necessária para a produção de Raios X. E temos o console de operação, ou como alguns conhecem, o painel de controle que o local onde o operador vai “dizer ao equipamento” as características da radiação que ele precisa em relação a energia e a quantidade de radiação para aquele determinado exame também conhecida como qualidade e a quantidade de Raios X. Ou seja, o painel de controle é uma interface homem-máquina, ou ainda podemos dizer, uma comunicação entre o operador e o equipamento de Raios X.
Veja como um assunto básico de Física das Radiações pode ser visto de diferentes formas, como a produção de raios X, um assunto simples mas que pode expandir muito nosso olhar.
Conheça nosso curso TUBO DE RAIOS X EM FOCO
https://academiaderadiologia.hotmart.host/tuboderaiosxemfoco
0 responses on "PRODUÇÃO DE RAIOS X: O QUE É NECESSÁRIO"